JUCESP facilita a abertura de empresas

21 de setembro de 2015

A partir de setembro deste ano, o Estado de São Paulo conta com uma nova ferramenta para desburocratizar o processo de abertura de empresas. O portal “Via Rápida Empresa”, acessado através do site da Junta Comercial do Estado de São Paulo – JUCESP (www.jucesp.sp.gov.br), foi atualizado e agora permite que o registro de empresa seja realizado totalmente online, facilitando ainda mais o dia a dia do empreendedor paulista.
O portal faz parte do processo de aprimoramento do programa promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDCTI) em parceria com a JUCESP para agilizar o cadastro de novas empresas no Estado. A ferramenta faz parte do programa “Módulo Estadual de Licenciamento Integrado do Via Rápida Empresa”, que já trouxe um avanço no processo de registro e licenciamento das empresas, quando disponibilizou aos usuários grande parte dos processos de forma online, a exemplo do fornecimento online das licenças junto a certos órgãos, como Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e CETESB.
A nova fase denominada “Via Rápida Empresa 2” visa disponibilizar aos usuários o maior número de serviços online da JUCESP e está acessível a princípio apenas às sociedades limitadas,  que atualmente representam quase 40% da demanda na junta. O empreendedor que pretende abrir uma nova empresa poderá realizar o acesso utilizando o certificado digital ou por meio dos dados cadastrados na nota fiscal paulista e, caso a prefeitura do município da sede da empresa já seja conveniada ao programa, o processo será analisado em até 5 (cinco) dias.
Ao acessar o portal, o empresário preencherá os dados da atividade que pretende exercer e receberá um protocolo por e-mail, com o aviso do registro em andamento. A principal inovação para o momento é a possibilidade realizar todo o processo de registro e abertura empresarial online, incluindo a assinatura dos documentos de constituição da empresa, que poderão ser assinados pelo site através do certificado digital do usuário. Caso este não possua o certificado, os dados deverão ser encaminhados eletronicamente ou de forma presencial, aos escritórios regionais ou postos da JUCESP localizados no Estado.
Hoje o programa já conta com adesão de 104 municípios e terá como próxima etapa a expansão dos serviços ao empresário individual, às empresas individuais com responsabilidade limitada, cooperativas e sociedades anônimas.